Universidade de Oxford Brookes – Endangered Wooden Architecture Program (EWAP)

Ficha Técnica
Lider do Projeto:
Akemi Hijoka
Colaboradores:
Alain Briatte Mantchev, Hector Yuji Yokoyama Inafuku, Makoto Kawajiri
Localização:
Registro/SP
Instituição Proponente:
Instituto Federal de São Paulo
Instituição Colaboradora:
Fundação Arthur Bernardes

Canela preta (Ocotea catharinensis), juçara (Euterpe edulis) and timbopeba (Paulínia meliafolia): The houses of Japanese immigrants in the Atlantic Forest in Brazil”

A pesquisa financiada pelo projeto EWAP ligado a Universidade de Oxford Brookes, foi coordenada pela Profa. Dra. Akemi Hijioka (IFSP-Registro), contando com a colaboração do arquiteto Alain Briatte (Laboraterra) e do aluno de graduação Hector Yudi (Grupo Habis USP).

O programa de financiamento tem como objetivo a investigação e documentação de arquiteturas tradicionais em madeira em situação de risco, com o intuito de acumular conhecimentos e dados que permitem valorizar e proteger essas edificações, além de abrir portas para futuros projetos de restauração. No projeto em questão foi pesquisada a Residência Suzu Okiyama, sendo esta um dos 14 bens culturais tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Natural) sobre o título de “Bens culturais da imigração no Vale do Ribeira”.

A Residência Suzu Okiyama é um sobrado em sistema de pilar e viga em madeira Canela-preta (Ocotea-catarinenses) com ripas de Juçara (Paullinia-mediafolea) na cobertura. A edificação foi construída na primeira metade do século XX com o sistema de medida tradicional japonês. A estrutura em madeira se destaca pelo elaborado e refinado sistemas de encaixes feito pelos carpinteiros japoneses vindos no processo de imigração.

Contando com diversos diálogos, a equipe contou com uma viagem técnica ao Japão, visitando Universidades, comunidades rurais, museus e templos tradicionais, entrando em contato com especialistas no universo da construção tradicional japonesa como carpinteiros, arquitetos e professores universitários de diferentes áreas. Além disso, foram realizadas visitas aos quilombos Nhunguara, Ivaporanduva e Sapatu, em que foram estabelecidas conversas com lideranças locais sobre a sua relação com a natureza e o diálogo entre os japoneses e quilombolas no início da imigração.

Relatório de Entrega – Oxford Brookes – Endangered Wooden Architecture Program (EWAP)


^ página inicial
> projetos