CASAS DE FARINHA CAIÇARAS
Ilhabela/SP
O Projeto Comer e Morar financiado pela Fundação Banco do Brasil tem por objetivo fomentar e valorizar as atividades de culinária, agrofloresta e culturas construtivas.
O projeto se focalizou nas comunidades calçairas do Canto da Lagoa, na praia de Castelhanos e na comunidade de Guanxumas, na Ilha dos Búzios, no Arquipélago de Ilhabela.
O setor do projeto dedicado à cultura construtiva, construiu duas Casas de Farinha de Mandioca tradicional. A ideia inicial era a de construir a partir dos moldes culturais caicaras com a técnica da taipa de mão. O projeto das duas casas é o mesmo, com pequenas adaptações aos sítios.
Durante o processo de execução dos projetos as Casas de Farinha se demonstrarm muito caros às comunidades. Primeiro porque estas casas deram abrigo aos equipamentos de tráfico de farinha pertencentes aos avós dos beneficiados, e segundo pelo simbolismo de pertencimento ao território caiçara.
Para a construção da estrutura foram utilizadas madeiras de reflorestamento e o preenchimento da taipa de mão foi realizada com a terra do entorno no regime de multirão.
Projetos Relacionados
> Morada de Barro
> Quilombos Vale do Ribeira

