Foto: Chico Barros

São Paulo/SP

O Pouso Campo Cidade nasce da necessidade de abrigar pessoas que venham estudar e trabalhar nos espaços coletivos e pedagógicos da Comuna da Terra Irmã Alberta, território de reforma agrária em implementação, localizado na periferia da metrópole de São Paulo. Ali residem 60 famílias camponesas organizadas pelo MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que vivem da produção de alimentos agroecológicos – saudáveis e sem veneno.

A Comuna é um grande terreno com aproximadamente 1mil m² onde a natureza impera. Possui 7 nascentes e 40% de seu território é de matas nativas, preservadas pelas famílias que lá habitam. 60% dos atuais moradores da comuna viviam em situação de rua em São Paulo, e aprenderam novamente a viver da terra, e a nela trabalhar. Nesse sentido, a Comuna é uma grande escola, chamada EPA – Escola Popular de Agroecologia.

O projeto arquitetônico do Pouso foi elaborado de forma participativa, seguindo a pedagogia dos “canteiro escola”, onde os educandos projetam e constroem coletivamente o edifício orientados por mestres construtores. O programa é bastante simples. Trata-se de um quarto coletivo, onde 6 beliches estão dispostos. Haverá ainda uma cozinha aberta, logo na varanda de entrada, e aos fundos um espaço para troca de roupa, banho e banheiro.

Os materiais construtivos em utilização são originários do próprio território, com estrutura de eucalipto roliço, telhado de fibras naturais, chamado de sapê e as paredes são de 4 técnicas construtivas sustentáveis: taipa de mão, taipa de pilão, adobes e blocos de resíduo comprimido. São métodos construtivos de baixo impacto ambiental, e geram renda para os construtores locais, ao passo que são técnicas tradicionais da história das culturas construtivas populares do Brasil

Equipe Técnica
Ano do projeto: 2022
Alain Briatte
Francisco Toledo Barros
Victor de Almeida Presser
Mestre Tica
Mestre Luiz Bahia



página inicial
projetos